25 receitas de farofa para churrasco que vão te surpreender

Muito popular no Brasil, a farofa é conhecida por ter um preparo fácil e prático e trazer um gostinho a mais para as refeições. A farofa para churrasco, por exemplo, é um complemento que deixa a confraternização com os amigos ainda mais gostosa.

De sabor e textura marcantes, ela pode contar com uma infinidade de ingredientes. Confira essa seleção de receitas que vão te ajudar a inovar na produção da sua farofinha!

Farofa para churrasco simples

Foto: iStock

1. Farofa para churrasco de mandioca: o legal dessa receita, além do sabor delicioso, é a sua versatilidade. Você pode alternar entre a farinha de mandioca, a de milho e a de rosca, além de conseguir utilizar os ingredientes que já tem na sua geladeira para incrementar a farofa.

2. Farofa para churrasco de calabresa: essa farofa é bem simples, mas é um acompanhamento que tem a cara do Brasil. Alguns dos ingredientes utilizados são a calabresa, a cebola, a ervilha e a azeitona. Se você gostar de um sabor agridoce e quiser contrastar com o gosto da calabresa, pode adicionar um pouco de uvas passas.

3. Farofa para churrasco de milho: a farofa pronta também é superdeliciosa, mas se você adicionar alguns ingredientes vai poder deixá-la mais úmida e saborosa, como nessa receita. Surpreenda-se e inove na cozinha!

4. Farofa para churrasco integral: muitas pessoas acreditam que não existem farofas saudáveis, né? Para acabar com essa lenda, essa receita te ensina a fazer uma opção integral, rica em fibras e bastante nutritiva. Dá para comer tranquilamente no dia a dia e também em dias festivos.

5. Farofa para churrasco fria: essa receita é leve, refrescante e facílima de fazer. O grande destaque desse prato é o limão, que dá um toque de frescor e um gosto azedinho à receita. Só experimentando para saber, então corre fazer a sua!

6. Farofa para churrasco de banana: essa opção é ideal para os amantes de pratos agridoces. Feita com farinha biju, banana, ovos e bacon, o resultado é uma explosão de sabores. Está esperando o quê para experimentar?

7. Farofa para churrasco de biju com bacon e castanhas: sabor e crocância não faltam para essa receita. A mistura do bacon com as castanhas traz para essa farofa um sabor indescritível. Ao final da receita, você também fica por dentro de várias opções para substituir os ingredientes, caso deseje.

8. Farofa para churrasco de soja crocante: há quem despreze essa farofa – e não sabe o mal que faz. O sabor é incrível e o preparo é extremamente prático. Basta refogar alho, cebola, azeite e proteína de soja até ficar crocante. Depois, é só juntar com a farinha biju e temperos de sua escolha. Sirva e arrase com essa receita.

Farofa para churrasco com legumes

9. Farofa para churrasco de escarola: essa receita é feita com farofa de milho pronta e escarola refogada. É fácil de preparar, já que só leva manteiga para refogar, e tem uma mistura incrível de sabores. Além disso, é possível sentir na boca o equilíbrio entre a umidade e a textura crocante que uma boa farofa deve ter!

10. Farofa para churrasco de couve com ovos: essa farofa é feita com couve, manteiga, ovos mexidos e farinha de milho e é incrível. Seu resultado é úmido e crocante ao mesmo tempo, além de ser extremamente saboroso. Cai perfeitamente para acompanhar um bom churrasco e também um feijãozinho preto.

11. Farofa para churrasco de cenoura: quem não gosta de receitas que são fáceis de serem feitas? Nessa farofa, é só ralar a cenoura e fritar com cebola em uma panela. Depois que a mistura murchar um pouco, acrescente a farinha de mandioca e está pronto. Deliciosa e prática, né?

12. Farofa para churrasco de cebola queimada: essa receita é ótima para converter as pessoas que não gostam de cebola. O sabor final da farofa com os temperos e a cebola fritinha é indiscutivelmente saboroso. Vai ser sucesso garantido!

13. Farofa para churrasco com legumes e embutidos: essa farofa é molhadinha e cheia de ingredientes. A mistura da farinha de mandioca, vegetais, bacon e linguiça transforma esse prato em um rico acompanhamento para churrasco.

14. Farofa para churrasco de cebola caramelizada: embora essa receita tenha a palavra caramelizada no nome, ela não é agridoce. O caramelo é feito com a gordura retirada da própria cebola na hora de fritar. O resultado é uma farofa supercrocante e com um sabor acentuado, experimente.

15. Farofa para churrasco de abobrinha: essa receita é bem parecida com a anterior, a única diferença é o acréscimo de abobrinha. O tempo de preparo é ainda menor, já que esse legume cozinha super rápido. Confira o passo a passo e se surpreenda com a facilidade!

16. Farofa para churrasco de alho crocante: esse é prato ideal para quem ama alho. Basta cortá-lo em lâminas finas, fritar com manteiga e acrescentar farinha de mandioca. Tempere e salgue como preferir. Bem simples, né? Mas o sabor é ainda melhor!

Farofa para churrasco elaborada

17. Farofa para churrasco de dendê: o preparo dessa receita é muito simples: é só aquecer o dendê, refogar a cebola, juntar a farinha de mandioca com o sal e mexer até tudo ficar bem envolvido, amarelo e saboroso. Se quiser incrementar ainda mais o sabor do prato, você pode misturar ovos cozidos picados, camarões secos, castanha de caju e até coentro picadinho.

18. Farofa para churrasco de banana da terra, coco e amendoim: uma farofa bem brasileira com banana da terra, bacon, coco e amendoim. O resultado é daquelas farofas bem crocantes, mas você também pode preparar uma versão mais úmida diminuindo a quantidade de amendoim.

19. Farofa para churrasco low carb: a base dessa farofa é a farinha de grão-de-bico, que é rica em fibras e proteínas. Para a mistura ficar ainda mais saborosa e nutritiva, você pode acrescentar as farinhas de linhaça e aveia. Essa receita é bem simples e pode ser incrementada como você preferir: adicionando bacon, cenoura ralada, ovo, ou qualquer outro ingrediente.

20. Farofa para churrasco de cogumelos: o legal de usar cogumelos na receita é que você pode variar na escolha: fica uma delícia com champignon, shimeji, shitake ou cogumelo paris. Esse prato, acompanhado de cebolinha e pimenta, é uma ótima opção para quem não consome carne ou está em uma dieta restritiva.

21. Farofa para churrasco de castanhas: essa receita é deliciosa e possui uma crocância singular. Para começar, é só misturar castanha-do-pará e de caju e processar até virar uma farofinha. Depois, finalize no fogo com cebola na manteiga, acrescente farinha de mandioca e tempere. Para servir, pique pimenta biquinho por cima.

22. Farofa para churrasco de maçã: essa farofa é indicada para aquele churrasco feito com carnes brancas, seja frango, peixe ou porco. A maçã traz à receita um toque adocicado incrível e que não pode ficar de fora do seu cardápio.

23. Farofa para churrasco de abacaxi: ideal para quem ama comidas agridoces, essa receita é ótima porque contrasta o bacon com o ácido do abacaxi. Você pode trocar o abacaxi por qualquer outra fruta que não seja tão doce; o bacon pela calabresa; e a farinha de mandioca pela farinha de milho. Dá para preparar muitas versões deliciosas!

24. Farofa para churrasco de damasco: outra opção agridoce, tão fácil e deliciosa quanto a anterior. O preparo é bem simples: basta refogar o bacon na manteiga, juntar cebola, bacon, damasco, uva passa, nozes e regar com suco de laranja. Por fim, junte com a farinha e polvilhe cheiro-verde.

25. Farofa para churrasco de bacon com banana: o doce da banana, o sabor marcante e defumado do bacon, a farinha de mandioca, os ovos e os seus temperos preferidos… Uma mistura rápida, com poucos ingredientes e que possui um resultado incrível para deixar seu churrasco ainda mais gostoso!

Essas farofas são deliciosas e funcionam perfeitamente para um churrasco, mas também combinam com aquele arroz do dia a dia, uma feijoada ou o prato que a sua fome mandar! Experimente também algumas receitas de farofa de cuscuz para variar as opções.

O post 25 receitas de farofa para churrasco que vão te surpreender apareceu primeiro em Receiteria.

25 receitas de farofa para churrasco que vão te surpreender Publicado primeiro em https://www.receiteria.com.br/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s