20 receitas de arroz com cenoura para fugir da mesmice

Está cansado de cozinhar os mesmos acompanhamentos diariamente? Aprenda essas receitas de arroz com cenoura que surpreendem o paladar e inovam um preparo tão comum.

Você ainda pode reaproveitar as sobras do arroz que preparou em uma refeição anterior e incrementá-lo com criatividade e bastante tempero. Confira!

Receitas simples de arroz com cenoura

1. Arroz com cenoura simples: se sobrou um pouco de arroz pronto do seu almoço, você pode transformá-lo em um novo prato adicionando cenoura. Para começar, rale a cenoura e corte meia cebola em cubinhos. Em uma panela, deixe dourar a cebola em duas colheres de manteiga. Acrescente a cenoura, tempere com sal e pimenta e espere cozinhar. Depois, misture com o arroz pronto e mexa bem.

2. Arroz com cenoura e óleo: aqui, você vai precisar de 1 xícara de arroz, 2 colheres de sopa de óleo, meia cebola pequena picada, 2 dentes de alho espremidos, 3 colheres de café de sal, 2 xícaras de água quente e 2 cenouras. Com esses ingredientes, você consegue preparar um prato de muito respeito!

3. Arroz com cenoura e gengibre: nessa receita, o gengibre entra em cena para dar um gostinho especial ao arroz com cenoura. Comece refogando o alho triturado no azeite. Depois, adicione a cenoura e o gengibre ralados e junte 150g de arroz. Deixe refogar e tempere com sal. Cubra com água fervente e espere o arroz ficar pronto. Por último, salpique salsinha.

4. Arroz com cenoura e brócolis: anote os ingredientes dessa opção: 2 xícaras de arroz branco cozido, 1 xícara de brócolis, 1 cenoura média ralada, 2 colheres de cebola, 2 colheres de manteiga e sal. Em uma panela, refogue a cebola na manteiga e adicione a cenoura. Depois, acrescente o brócolis e acerte o sal. Ao final, junte o arroz e misture.

5. Arroz com cenoura e lentilha: nutritiva e saborosa, essa receita é ótima para variar o arroz branco tradicional de todo dia. Para fazê-la, você vai precisar de 1 xícara de chá de arroz, 1 colher de sopa de manteiga, meia xícara de chá de lentilhas, 1 folha de louro, 1 cebola picada em cubos pequenos, 1 cenoura ralada e sal a gosto.

6. Arroz com cenoura e pimentões: 2 xícaras de arroz previamente cozido, 1 cebola média picada, 1 cenoura média fatiada, 1 pimentão vermelho fatiado, 1 pimentão verde fatiado, 2 colheres de sopa de óleo vegetal, 2 dentes de alho esmagados, salsinha, cebolinha, sal e pimenta a gosto são os ingredientes necessários para reproduzir essa receita. Veja!

7. Arroz com cenoura, vagem e alho-poró: essa receita é simples e deliciosa! Separe 1 xícara de arroz de sua preferência, 1 cebola média picada, 2 colheres de sopa de alho-poró picado, 1 cenoura grande cortada em cubinhos, 250g de vagens cortadas em pequenas fatias, 2 colheres de sopa de óleo, sal e pimenta. É só isso que você vai precisar!

8. Arroz com cenoura, alho-poró e espinafre: aqui, o preparo fica pronto em meia hora, rende 3 porções e tem uma grau de dificuldade bastante fácil. Anote os ingredientes: 2 xícaras de arroz cozido em água e sal, 1 cebola média picada, 1/4 de xícara de alho-poró picado, 1 maço de espinafre cru cortado, 1 cenoura grande fatiada, 1 fatia de pimentão vermelho, 3 colheres de sopa de óleo vegetal, salsa, cebolinha, pimenta e sal.

9. Arroz negro com cenoura e alho-poró: o arroz negro, chamado também de “arroz proibido”, é cultivado na China e é o tipo de arroz mais rico em nutrientes – possui 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, menor valor calórico e menos gordura que o arroz integral! Aqui, ele entra em cena ao lado da cenoura e do alho-poró para o preparo desse prato incrível.

10. Arroz com cenoura e passas: muito simples de fazer! Além do arroz já pronto e da cenoura ralada, aqui, você precisa ter em mãos apenas uva passas e requeijão. Em uma panela, coloque o arroz e a cenoura e mexa bem até esquentar. Depois, misture as passas e vá adicionando colheradas de requeijão aos poucos.

11. Arroz com cenoura, ervilha e frango: refogue cerca de 1 xícara de cubos de peito de frango temperados com cebola, alho, cenoura ralada, ervilhas frescas e pimentas vermelhas sem sementes. Coloque um pouquinho de água até amolecer os ingredientes e junte 2 xícaras de arroz pronto. Aproveite!

Receitas especiais de arroz com cenoura

12. Arroz com cenoura à moda oriental: aqui, os ingredientes são 1 xícara de chá de arroz agulinha bem lavado, 1 xícara de chá de brócolis, 2 cenouras cortadas em tiras fininhas, 1 cebola roxa, 1 pimenta dedo-de-moça, meia xícara de chá de cebolinha verde, 200g de carne em tirinhas, 2 colheres de gengibre picadinho, 2 dentes de alho picadinhos, 4 colheres de shoyu, azeite e sal.

13. Arroz cremoso de cenoura: para essa receita, tenha em mãos arroz, cenoura, molho de tomate caseiro, cebola, cebolinha verde, páprica defumada, óleo vegetal, sal, pimenta-do-reino e óleo de coco. O resultado é um prato cremoso, gostoso e que vai fazer bastante sucesso na sua casa!

14. Arroz chop suey: o arroz chop suey é aqueles servidos em restaurantes chineses e, normalmente, leva presunto, ovo, temperos e, claro, cenoura. Esta receita rende cerca de quatro porções e é bastante fácil de fazer. Sirva ao lado de sua carne preferida!

15. Arroz com cenoura e linguiça na panela de pressão: já na panela de pressão, coloque um pouquinho de óleo e a linguiça e deixe fritar bem. Acrescente a cebola e o alho. Junte a cenoura, o molho de tomate, o arroz, a água e o sal. Tampe a panela e espere começar a fazer barulho. Conte três minutos e desligue. Voilà!

16. Arroz de forno com cenoura: esse arroz de forno é a maneira perfeita de reaproveitar as sobras de uma refeição. Abuse da sua criatividade e escolha os ingredientes de sua preferência. Algumas sugestões são azeitonas, mussarela, milho, cebolinha, maionese, ovo, creme de leite, parmesão e, claro, cenoura.

17. Risoto de cenoura simples: o risoto é um prato tradicionalmente italiano e, nessa receita, tem a cenoura como um de seus protagonistas. Além desse ingrediente, você vai precisar também de cebola, manteiga, caldo de legumes, vinho branco e arroz arbóreo.

18. Risoto de cenoura com gorgonzola: a presença do queijo gorgonzola combina superbem com a neutralidade da cenoura – ainda, o sabor e a textura causam um equilíbrio perfeito na boca. Além dos ingredientes base, como arroz, cenoura e queijo, separe água, azeite, cebola, pimenta calabresa, sal, pimenta-do-reino, manteiga e limão.

19. Risoto de cenoura, abóbora e frango: manteiga, azeite, cebola, peito de frango em cubos, arroz próprio para risoto, cenoura picadinha, abóbora japonesa, pitada indiana, folhas de tomilho fresco, suco de limão, queijo parmesão ralado, caldo de legumes e sal são os itens necessários para essa receita de risoto deliciosa.

20. Risoto de cenoura e abobrinha: o preparo desse risoto de cenoura e abobrinha é prático e demora cerca de meia hora. Anote os ingredientes antes de começar: arroz arbóreo, água fervente, manteiga, cebola, vinho branco seco, cenoura, abobrinha, pimenta calabresa seca, limão, sal, pimenta-do-reino e queijo coalho.

Se você adora incluir a cenoura em seu dia a dia, confira também essas receitas de sopa de cenoura e até mesmo de suco de cenoura!

O post 20 receitas de arroz com cenoura para fugir da mesmice apareceu primeiro em Receiteria.

20 receitas de arroz com cenoura para fugir da mesmice Publicado primeiro em https://www.receiteria.com.br/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s