Sobremesa de Ano Novo: 22 receitas para deixar seu réveillon cheio de sabor

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O pavê é um doce de origem francesa e dizem que o seu nome é derivado da palavra pavimento, por conta da sua forma de montagem em camadas da mesma maneira que as construções. As camadas do doce geralmente são montadas alternando biscoitos e creme.

Aqui no Brasil o doce é muito popular, tanto por sua praticidade quanto por seu sabor. Compõe a mesa de grande parte das confraternizações de família e, em festas de fim de ano, principalmente, o pavê quase sempre estará presente e sendo alvo de piadinhas como “é pavê ou pra comer?”.

Além de biscoitos e o tradicional creme branco, o pavê nos dá liberdade para acrescentar novos ingredientes como frutas, chocolate, nozes, entre outras variações. É possível incrementar a receita conforme seu gosto, além de criar versões para se adaptar a diversas dietas.

Independente da receita de pavê, é certo que o doce é um clássico que faz muito sucesso. Como as festas de fim de ano já estão chegando, é sempre bom anotar novas receitas para diversificar o cardápio da festa. Que tal um novo pavê para agradar a sua família e amigos? Confira abaixo:

Pavês de frutas

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Os pavês de frutas são ótimas opções de sobremesas refrescantes, ideais para aqueles dias bem quentes que pedem um doce mais leve e geladinho. Lembrando que é possível adicionar a fruta de sua preferência.

Leia também: Ceia de Natal econômica: 40 receitas para se deliciar sem gastar muito

1. Pavê de limão: o pavê é feito em duas etapas, prepare-se um mousse de limão e para a montagem são utilizadas bolachas de chocolate intercaladas com o mousse. A dica da autora é servir o pavê em xícaras ou pequenos copos.

2. Pavê de pêssego: esse pavê não leva em seus ingredientes nada de origem animal, ou seja, veganos podem fazer a receita. O segredo para um pavê bem consistente e fácil de cortar é deixar pelo menos 8 horas dentro da geladeira.

3. Pavê de morango: o creme do pavê é feito com chantilly preparado em casa, o que dá um toque especial e caseiro ao doce. Separe os morangos mais bonitos para decorar sua sobremesa.

4. Pavê de banana: para este pavê é preparado um caramelo com as bananas e, depois de pronto, o creme de leite é adicionado. Para a montagem, camadas de creme e de bolacha de leite são intercaladas. O doce é finalizado com raspas de chocolate.

5. Pavê de ameixa: para essa receita ameixas secas são utilizadas. Com as ameixas é feita uma calda para complementar o tradicional creme branco do pavê.

Leia também: 28 receitas de torta de morango para arrancar suspiros

6. Pavê de mirtilo: uma receita super fácil de preparar, mas ainda assim elaborada por conta do mirtilo. A base do creme branco é o chocolate branco para contrastar com o sabor azedinho da fruta.

7. Pavê de maracujá: o creme do pavê é um mousse de maracujá. Os biscoitos utilizados são do tipo champagne e a sobremesa é finalizada com uma cobertura de ganache de chocolate.

8. Pavê de coco queimado: o creme branco dessa receita leva leite de coco para combinar com o coco queimado. Este pavê ao ser resfriado fica crocante como cocada queimada.

Pavês tradicionais

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Os pavês tradicionais podem ser simples, compostos apenas pelos biscoitos e o creme branco ou então levar outros ingredientes diferenciados na receita. Nessa lista você pode conferir a receita de pavê de doce de leite, de nozes, vegano, entre outras delícias.

9. Pavê simples: com o preparo muito fácil e poucos ingredientes, a autora da receita garante que é uma sobremesa de sucesso.

Leia também: Pudim de sorvete: uma sobremesa que vai derreter seu coração

10. Pavê de doce de leite: esse é um pavê um pouco diferente dos outros, já que não precisa ser levado a geladeira. Ideal para uma sobremesa que precisa ficar pronta rapidamente.

11. Pavê de nozes: o creme branco nada mais é que um delicioso brigadeiro branco. A montagem é muito simples, basta misturar as nozes ao brigadeiro, intercalar com as bolachas e finalizar com mais nozes.

12. Pavê de paçoca: para quem gosta de sobremesas bem doces, essa é uma boa pedida. As lindas camadas do pavê são compostas por brigadeiro de paçoca, creme de chocolate, paçoca, bolacha maizena e chantilly. Não se esqueça de montar em um recipiente transparente para a beleza da sobremesa ficar a mostra.

13. Pavê vegano de amendoim: veganos também podem saborear um delicioso pavê. Para esta receita é feito um creme com pasta de amendoim, leite de coco e araruta em pó. Para a montagem basta alternar o creme, as bolachas e finalizar, decorando com amendoim picado.

14. Pavê dois cremes: nesta versão são preparados dois cremes, um de chocolate branco e um de chocolate amargo. Para dar tudo certo, a montagem deve ser feita quando os cremes já estiverem frios.

Leia também: 23 receitas incríveis de pavê para adoçar seus dias sem muito esforço

15. Pavê de chocolate branco e preto: outra opção é este pavê feito com camadas alternadas de creme de chocolate, creme de chocolate branco, bolachas e chantilly. A receita rende muito, sendo uma ótima opção para servir para toda família.

16. Pavê de chocolate: o diferencial deste pavê está no creme que leva chocolate em pó. Ótima opção de pavê para os chocólatras.

17. Pavê de chocolate branco com morango: o creme branco do pavê tem como ingrediente especial o chocolate branco. Em uma das camadas são adicionados também morangos picados. Para decorar você pode separar alguns morangos bonitos e colocar por cima da sobremesa.

18. Pavê de chocolate com morango: o creme de chocolate dessa receita tem um toque especial, as raspas de laranja que ajudam a quebrar um pouco o doce. Para a decoração são utilizados chantilly e morango.

Pavês diferentes

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Para quem deseja uma sobremesa inusitada, vale investir em algum das receitas dessa lista. São receitas mais elaboradas, mas sem perder a praticidade de todo pavê.

19. Pavê de caipirinha: super simples de fazer e delicioso. O creme branco é um mousse de limão com cachaça e a bolacha utilizada é recheada de sabor limão. Ótima sobremesa para adultos.

20. Pavê de sonho de valsa: para quem ama esse chocolate, uma versão em formato de pavê cai muito bem, não é mesmo? Uma sobremesa que, além de deliciosa, agrada os olhos por ser linda!

21. Pavê kinder bueno: um pavê comum que recebe um toque especial com o chocolate kinder bueno substituindo a bolacha na montagem. A baunilha também está presente na receita para deixar o creme ainda mais irresistível.

22. Pavê de oreo: além da bolacha oreo e do tradicional creme branco, esse pavê também leva uma deliciosa ganache de chocolate ao leite. Como as bolachas não são molhadas antes da montagem, o resultado é um pavê crocante e cremoso ao mesmo tempo.

23. Pavê de bis: por fim, outra ideia que oferece um toque de crocância. Para a receita é preciso colocar o chocolate bis no congelador por um tempo antes de começar. Depois é só preparar o creme base do pavê, montar e se deliciar!

Seja por lembrar o gostinho de infância ou por apresentar a possibilidade de adaptação, o pavê é uma sobremesa que com certeza tem alguma versão que te agrada. Que tal experimentar alguma dessas receitas em um domingo ou para sua festa de fim de ano?

O post Sobremesa de Ano Novo: 22 receitas para deixar seu réveillon cheio de sabor apareceu primeiro em Dicas de Mulher.

Sobremesa de Ano Novo: 22 receitas para deixar seu réveillon cheio de sabor Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br/

Leave a comment